CURSOS


Curso Escrita: Considerações e Práticas

Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
Aula 1: Leitura, escrita e oralidade
Aula 2: Escrever (não) precisa ser difícil
Aula 3: O processo de construção textual
Aula 4: A escrita no contexto acadêmico
Carga Horária: 40h

Objetivos
A escrita no contexto acadêmico pode fazer com que o ato de escrever seja uma árdua tarefa, pois se requer o uso de umalinguagem formal, diferente da que se usa no cotidiano. Ao entender essas dificuldades, esse curso foi pensado no intuitode auxiliá-los(as) com a escrita no ensino superior.
O curso será via plataforma EAD a distância e compreende 40 horas.

Contato
Ministrado por: Profª Me. Andréia de Oliveira e Profª Me. Maisa Barbosa
Telefone: (67)3411-4240
Email: andreia.oguma@unigran.br | maysa.silva@unigran.br

Curso de Fotografia: Fundamentos da Fotografia

Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
Aula 1: A história da Fotografia. A Câmera. Fotografia Analógica X Fotografia Digital.
Aula 2: Tipos de Câmera. Obturador, o que é? Função e efeitos. Diafragma, o que é? Função e efeitos. Profundidade de campo.
Aula 3: Sensibilidade do filme (ISO). Fotometria. Compensação de exposições. Foco.
Aula 4: Objetivas. Balanço de Branco (WB). Equipamentos. Composição. Dicas.
Carga Horária: 40 h

Objetivos
O curso tem como objetivo o conhecimento sobre o processo fotográfico, sua história e seus avanços. Explicar de forma detalhada e exemplificar cada componente de uma câmera fotográfica. Ao final do curso, você terá conhecimento suficiente para utilizar uma câmera fotográfica, seja uma câmera compacta ou uma câmera profissional.

Contato
Ministrado por: Paulo César Correa de Azevedo
Telefone: (67)3411-4187
Email: pc.dmu@unigran.br

Educação Empreendedora

Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
As aulas estão organizadas em módulos sendo:
I - Conhecendo a Educação Empreendedora
II - Comportamento empreendedor
III - Empreendedorismo na sala de aula
IV - Pedagogia empreendedora
Carga horária: 30h

Objetivos
O curso tem como objetivo desenvolver o potencial dos alunos para serem empreendedores em qualquer atividade que escolherem, preparando o indivíduo para participar ativamente do desenvolvimento social, acadêmico e profissional.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao término do curso poderá assumir uma postura condizente com a Educação Empreendedora e por meio de estudos e pesquisas entender as situações educacionais com autonomia, flexibilidade e criatividade.

Competências Desenvolvidas
Reconhecer as características do comportamento empreendedor e inovador;
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras que contribuam para a viabilização da Educação Empreendedora.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Educação Empreendedora poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de educação e afins.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, o conceito mínimo B(Bom) na soma das atividades do curso.

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Contato
Ministrado por: Profª Me Rosilene Moreira
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br

Criatividade e Inovação

Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
- O processo de mudança: Mudar para que?
- Inovação e criatividade: algumas considerações
- Desenvolvendo a criatividade: o perfil pessoal inovador e criativo
- Inovação e Pessoas
- Inovação Social
Carga horária: 20h

Objetivos
Promover condições para o desenvolvimento das potencialidades inovadoras e criativas presentes em todo ser humano, no sentido de despertar para o desafio e a necessidade de mudança e a resolução criativa de problemas.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao término do curso o profissional estará apto a estimular a criatividade individual, identificar novas oportunidades de melhoria e inovação e propor novos caminhos na solução de problemas existentes.

Competências Desenvolvidas
Ao final do curso o aluno poderá:
-Compreender o tema Inovação;
- Identificar estratégias para a implantação de práticas que fomentem a cultura da inovação;
- Sugerir estratégias para disseminar a cultura da inovação.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Inovação e Criatividade poderá ser aceito como atividade complementar em todos os cursos da graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, o conceito mínimo B (Bom ) na soma das atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Certificados
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página em que o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Contato
Ministrado por: Profª Me Rosilene Moreira
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br

APRENDENDO A ELABORAR TRABALHOS ACADÊMICOS VOLTADOS À PESQUISA

Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
O que é um trabalho científico;
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais;
Embasamento teórico e metodologia;
Normas científicas e estruturação do TCC.
Carga horária: 40 horas

Objetivos
Desenvolver a habilidade e a capacidade de organização, dinamização e expressão de pensamento para produção de trabalho científico.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao concluir o curso, o aluno deverá utilizar as ferramentas apresentadas durante o curso para auxiliar no desenvolvimento do trabalho acadêmico voltado à pesquisa.

Competências Desenvolvidas
Conhecer e entender o que é texto técnico/científico; elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; embasamento teórico e metodológico; normas científicas e estruturação de um TCC, no intuito de refletir e atuar criticamente na produção de textos científicos voltados à pesquisa e desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico.

Critérios de Aproveitamento
O Curso Aprendendo a Elaborar Trabalhos Acadêmicos Voltados à Pesquisa, poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos de qualquer área de formação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, o conceito mínimo B (Bom ) na soma das atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Contato
Ministrado por: Profª M.Sc. Lilia O. Nantes de Oliveira
Prof M.Sc. Saulo França Brum
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br

Técnicas para atuar na advocacia criminal

Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
- Aspectos relevantes que o profissional da área criminal deve se ater
- Nulidades do processo penal
- O Habeas Corpus utilizado com finalidades diferentes de medida liberatória
- O conhecimento e a interação do direito penal com outras áreas
Carga horária: 20 (vinte) horas

Objetivos
Possibilitar aos acadêmicos do curso de direito, informações essenciais para quem possui interesse em advogar na área criminal. Em especial na forma de analisar os processos, bem como sobre a interação do processo penal com outras disciplinas.

Requisitos de Acesso
Estar cursando o curso de Direito.

Perfil Profissional de Conclusão
O advogado criminalista é o profissional especializado na área criminal. Capaz de atuar com propriedade, para isto deverá conhecer bem o sistema processual penal, que possui características próprias, diferentes de processos de outras áreas.

Competências Desenvolvidas
Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.
Julgamento e tomada de decisões.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Técnicas para atuar na advocacia criminal: o processo penal e sua interação com outras áreas do direito poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de Direito.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, o conceito mínimo B (Bom ) na soma das atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Contato
Ministrado por: Prof. Msc. Ewerton Araújo de Brito
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br

As nulidade no processo penal

Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
- Quais são as principais nulidades do processo penal
- Como o advogado pode alegar estas nulidades no processo
- Posicionamento do STJ sobre as principais nulidades
- Estudo da jurisprudência do STF sobre as principais nulidades
Carga horária: 20 (vinte) horas

Objetivos
Possibilitar aos acadêmicos do curso de direito, informações essenciais para identificarem as nulidades no processo penal, em especial, sob a ótica do posicionamento dos Tribunais Superiores (SJT e STF).

Requisitos de Acesso
Estar cursando o curso de Direito.

Perfil Profissional de Conclusão
O advogado criminalista é o profissional especializado na área criminal. Capaz de atuar com propriedade, para isto deverá conhecer bem o sistema processual penal, que possui características próprias, diferentes de processos de outras áreas.

Competências Desenvolvidas
Adequada atuação técnico-jurídica, nos Tribunais Superiores;
Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.
Julgamento e tomada de decisões.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Técnicas para atuar na advocacia criminal: o processo penal e sua interação com outras áreas do direito poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de Direito.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, o conceito mínimo B (Bom ) na soma das atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Contato
Ministrado por: Prof. Msc. Ewerton Araújo de Brito
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br

Ergonomia – Aspectos técnicos da norma

Área: Saúde
Subárea: Saúde do trabalhador
Carga horária: 40 h
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo:
Profissionais da área de Saúde, Fisioterapeutas, Médicos, Enfermeiros, profissionais da área de saúde e segurança do trabalho de empresas, engenheiros de Segurança do Trabalho e demais profissionais interessados no tema saúde do trabalhador.

Modalidade: À Distância

Objetivos
Habilitar o profissional a desenvolver uma análise ergonômica, sendo capaz de fundamentá-la a partir da NR17;
Habilitar o profissional reconhecer postos de trabalho inadequados à atividade laboral do trabalhador;
Instigar a visão crítica e condução adequada dos estudos de melhoria das condições de trabalho em situações mais complexas.

Requisitos de Acesso
Estudantes dos cursos da área de saúde ou profissionais da área (Fisioterapeutas, Médicos, Enfermeiros Engenheiros de Segurança do Trabalho, etc.) e demais profissionais interessados no tema “ saúde e segurança do trabalho”.

Perfil Profissional de Conclusão
O profissional poderá orientar em quesitos no que diz respeito às questões ergonômicas;
Intervir em postos inadequados de trabalho;
Orientar com relação à importância de cuidados posturais durante a execução da atividade laboral.


Organização Curricular
História da NR17 – Ergonomia;
Conceitos e Definições;
Definições de Ergonomia;
Evolução, Avaliação e Diagnósticos Diferenciais;
Características Psicofisiológicas dos Seres Humanos;
Interpretação da NR 17, anexos ;
Ergonomia - Conceitos, Definições e Tipos;
Postos de Trabalho Adequados e Inadequados;
LER/DORT (definição, diagnóstico, tratamento);
Prevenção e Qualidade de Vida;
Orientação, Postura, Ginástica Laboral.
Carga horária: 40 horas

Competências Desenvolvidas
Estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente em sua atividade laboral;
Intervir em posto de trabalho com relação à ergonomia;
Compreender os riscos ergonômicos que levam a LER/DORT, bem como medidas de prevenção para essas disfunções;
Entender a importância da Ginástica Laboral na prevenção de LER/DORT.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de 40 h poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área da saúde e exatas.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso..
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Professora Mestre Simone de Souza Elias Nihues - fisioterapeuta

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
Dados de contato ( e-mail: direcaopos@unigran.br / telefone: (67) 3411-4291 )


Educação e Novas Tecnologias

Área: Educação
Carga horária: 40 horas
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo
Acadêmicos de pedagogia, artes visuais, letras, ciências biológicas, áreas afins e comunidade em geral.

Modalidade: Á Distância

Objetivos
Conhecer a relação Educação e Informática em sala de aula e em outros espaços de produção do conhecimento; Discutir a utilização das mídias interativas, do computador e a Internet no desenvolvimento do trabalho didático em sala de aula.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao termino do curso poderá assumir uma postura inovadora, utilizando os recursos educacionais tecnológicos e refletindo sobre as suas adequações em sala de aula com autonomia e flexibilidade.


Organização Curricular
A escola frente às novas tecnologias;
A relação professor aluno e as novas tecnologias de inovação e comunicação;
Relação educação e Informática em sala de aula e em outros espaços para a produção do conhecimento;
Recursos educacionais tecnológicos , possibilidades e aplicações.
Carga horária: 40 horas.

Competências Desenvolvidas
Reconhecer as características do comportamento inovador frente a utilização das novas tecnologias educacionais na escola e em sala de aula.
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a utilização das novas tecnologias em sala de aula.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Educação e Novas Tecnologias, poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de educação: pedagogia, artes visuais, letras, ciências biológicas e cursos afins, após a análise da certificação pela coordenação dos respectivos cursos de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Profª Me Rosilene Moreira
direcaopos@unigran.br
(67) 3411-4291

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira Dados de contato ( e-mail: direcaopos@unigran.br / telefone: (67) 3411-4291 )


Noções e Aplicações de Cálculos Estatísticos.

Área: Estatística
Carga horária: 40 horas
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público-alvo: Acadêmicos em geral

Modalidade: Á Distância

Objetivos
Aplicar critérios estatísticos básicos, ter noções instrumentos de coleta de dados, organizar e interpretar, a fim de representar os resultados de pesquisas de uma forma geral.

Requisitos de Acesso: Ter noções de navegar na internet.

Perfil Profissional de Conclusão
Ter informações suficientes para elaborar um briefing que responda às dúvidas, organizar as respostas e informações de dados pesquisados, podendo projetar em formato de gráficos para facilitar a leitura, quando precisam apresentar informações no trabalho por qualquer profissional que trabalha e tem um projeto para materializar.


Organização Curricular
Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
Cálculos de Amostragem
Instrumentos de Coleta de Dados
Organização e Apuração de Dados e Análise de Dados e Gráficos
Carga horária: 40 horas

Competências Desenvolvidas
Habilidades em cálculos.
Verificação de instrumentos de coleta.
Validação e tabulação de dados.

Critérios de Aproveitamento
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis:Solange Tieko Sakaguti

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
Dados de contato ( e-mail: direcaopos@unigran.br / telefone: (67) 3411-4291 )


Aprendizagem Organizacional

Área: Educação
Carga horária: 40 horas
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público-alvo:
Acadêmicos de Administração, Ciências Contábeis, áreas afins e comunidade em geral

Modalidade: Á Distância

Objetivos
Fornecer subsídios teóricos para a compreensão sobre os conceitos de Aprendizagem Individual e Organizacional;
Instrumentalizar para a identificação das práticas de Aprendizagem Organizacional, por meio de estudos de caso e avaliações de situações práticas.
Desenvolver a habilidade para trabalhar alguns métodos e técnicas necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem em organizações de diferentes segmentos.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao concluir o curso, o aluno poderá deverá utilizar as ferramentas apresentadas durante o curso para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem organizacional em empresas de diferentes segmentos.


Organização Curricular
Entendendo a Aprendizagem Organizacional
Responsabilidades, Ferramentas e Técnicas da Aprendizagem Organizacional
Quebrando Barreiras e Fatores Inibidores da Aprendizagem Organizacional
Avaliando a Aprendizagem Organizacional
Carga horária: 40 horas

Competências Desenvolvidas
Refletir e atuar criticamente para a manutenção da aprendizagem organizacional (incluindo a aprendizagem individual) em empresas;
Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para atuar sobre a aprendizagem organizacional em empresas de distintos segmentos;
Proporcionar o contato com a conceituação, a evolução e a aplicação do modelo de Aprendizagem Organizacional, diante das demandas requeridas pelas constantes mudanças que ocorrem no mundo das organizações.
Ter iniciativa, criatividade, determinação, estar aberto à inovação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Critérios de Aproveitamento
O Curso "Desenvolvendo a Aprendizagem Organizacional" poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos de qualquer área de formação, especialmente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado de Administração e áreas afins.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, o conceito mínimo B (Bom ) na soma das atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Profª Ms. Lilia O. Nantes de Oliveira e Profº Saulo Brum

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
Dados de contato: direcaopos@unigran.br
Fone: (67) 3411-4291


MARKETING PESSOAL: O SEGREDO PARA A EMPREGABILIDADE

Área: Gestão/Educação
Carga horária: 40 h
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Acadêmicos e comunidade em geral

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
Marketing Pessoal: Evolução histórica
Métodos para Desenvolver o Marketing Pessoal
Marketing Pessoal – Necessidade ou Modismo?
Os desafios do Marketing Pessoal.

Objetivos
Desenvolver a habilidade e a capacidade de organização, dinamização e expressão do Marketing Pessoal.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao concluir o curso, o instruendo deverá utilizar as ferramentas apresentadas durante o curso para auxiliar no desenvolvimento do marketing pessoal.

Competências Desenvolvidas
Refletir e atuar criticamente sobre o Marketing Pessoal;
Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar o Marketing Pessoal e superar os desafios do mercado;
Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de MARKETING PESSOAL - O SEGREDO PARA A EMPREGABILIDADE poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos de qualquer área de formação, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Me. Saulo França Brum
Me. Valdir da Costa Pereira

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
Dados de contato (e-mail/telefone)
direcaopos@unigran.br Fone: (67) 3411-4291


O ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Área: Gestão/Educação
Carga horária: 40 h
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Acadêmicos de todas as graduações e comunidade em geral

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: O ATENDIMENTO COMO MECANISMO DE COMPETITIVIDADE;
REQUISITOS PARA UM EXCELENTE ATENDIMENTO;
A IMPORÂNCIA DO CONCEITO DE RELACIONAMENTO NO ATENDIMENTO;
UM GRANDE DESAFIO: PRATICAR O BOM ATENDIMENTO;

Objetivos
Desenvolver a habilidade e a capacidade de organização, dinamização e expressão na qualidade do atendimento ao publico em geral.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao concluir o curso, o participante terá condições de utilizar as ferramentas apresentadas, assim como as orientações e norteamentos apresentados de forma a readequar o atendimento, relacionamento e conquista do cliente.

Competências Desenvolvidas
Refletir e atuar criticamente sobre a qualidade de atendimento;
Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar a qualidade de atendimento e superar os desafios do mercado;
Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; e Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Critérios de Aproveitamento
O Curso Livre O ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos de qualquer área de formação, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Me. Saulo França Brum
Me. Valdir da Costa Pereira

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
Dados de contato (e-mail/telefone)
direcaopos@unigran.br Fone: (67) 3411-4291


Anatomia do Aparelho Locomotor

Área: Ciência da saúde
Carga horária: 40 h
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Acadêmicos e profissionais da área de saúde humana

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
Introdução ao estudo da anatomia; Sistema esquelético; Sistema articular; Sistema muscular.

Objetivos
O objetivo deste curso é aprimorar e fixar o conhecimento teórico e prático da disciplina de Anatomia Humana, através de estudos paralelos aos da graduação, com os principais pontos da disciplina, em curto período de tempo. Bem como apresentar o estudo da anatomia humana de forma tecnológica e inovadora, e despertar o interesse do aluno que tem perfil Y.

Requisitos de Acesso
Estar cursando ou já ter cursado a disciplina de anatomia humana.

Perfil Profissional de Conclusão
Compreensão da Anatomia do Sistema Locomotor humano.

Competências Desenvolvidas
Competência para identificar, classificar e nomear as estruturas do aparelho locomotor humano.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Anatomia do Aparelho Locomotor poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Radiologia, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Profª Me. Julice Angélica Antoniazzo Batistão Gadani

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
Dados de contato (e-mail/telefone)
direcaopos@unigran.br . Fone: (67) 3411-4291


Anatomia dos Sistemas.

Área: Ciência da saúde
Carga horária: 40 h
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Acadêmicos e profissionais da área de saúde humana

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
Sistema Nervoso; Sistema Circulatório; Sistema Respiratório; Sistema Digestório; Sistema Urogenital; Sistema Endócrino; Sistema Sensorial; Sistema Tegumentar.

Objetivos
O objetivo é aprimorar e fixar o conhecimento teórico e prático da disciplina de Anatomia Humana, através de estudos paralelos aos da graduação, com os principais pontos da disciplina, em curto período de tempo. Bem como apresentar o estudo da anatomia humana de forma tecnológica e inovadora, despertar o interesse do aluno que tem perfil Y.

Requisitos de Acesso
Estar cursando ou já ter cursado a disciplina de anatomia humana.

Perfil Profissional de Conclusão
Compreensão da Anatomia dos Sistema do corpo humano.

Competências Desenvolvidas
Competência para identificar, classificar e nomear as estruturas do Sistema Nervoso; Circulatório; Respiratório; Digestório; Urogenital; Endócrino; Sensorial; Tegumentar.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Anatomia dos Sistema poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Radiologia, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Profª Me. Julice Angélica Antoniazzo Batistão Gadani

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
Dados de contato (e-mail/telefone)
direcaopos@unigran.br . Fone: (67) 3411-4291


Capelania Prisional

Área: Teologia
Carga horária: 40 h/a
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Visitadores prisionais, pastores

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
I – Fundamentação Histórica, Bíblico-Teológica e Jurídica da Capelania Prisional ou Carcerária
1. Conceituação da Capelania Cristã (evangélica e católica)
2. Visão, Valores e Objetivos da Capelania Prisional ou Carcerária
3. Capelania oficial remunerada ou voluntária e a visitação prisional
4. A Legislação da Capelania
II – O Presídio
1. Presídios masculinos e femininos, de Segurança máxima, federais (categorias) e UNEIs
2. A Pena: Da aplicação ao cumprimento integral
3. Os funcionários
4. A Realidade do Sistema Prisional do Brasil.
5. Procedimentos Básicos para instituir a capelania num presídio
III – O Preso/a
1. O Perfil do preso/a
2. O delito ou ato infracional
3. Situação emocional, psicológica e espiritual dos detentos/as
4. Reintegração Social X Reincidência do Egresso
5. As Rebeliões e as fugas dos detentos
IV – O Capelão Prisional
1. Perfil – O que o capelão precisa ser?
2. Caráter, Características pessoais (ética, moral e espiritual)
3. A tarefa do aconselhamento prisional
4. Relacionamento do capelão com presos e funcionários.
5. Direitos e Deveres do Capelão

Objetivos
O objetivo é capacitar homens e mulheres a exercerem com presteza, prudência e responsabilidade a visitação prisional, parte integrante da capelania prisional ou carcerária no Brasil e em outros países.

Requisitos de Acesso
Ensino fundamental

Perfil Profissional de Conclusão
Trabalho de visitador prisional ou capelão prisional (voluntário ou remunerado)

Competências Desenvolvidas
Ao final do curso o aluno deverá estar apto para:
1. Identificar a fundamentação bíblico-teológica, histórica e jurídica da capelania prisional;
2. Caracterizar e conhecer aspectos dos diferentes estabelecimentos penais;
3. Identificar o perfil e as necessidades dos presos;
4. Identificar as exigências para a visitação prisional e as qualificações para o exercício da capelania prisional.

Critérios de Aproveitamento
O Curso Capelania Prisional poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de humanas, principalmente no curso de Teologia, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Sergio Nogueira, Msc.

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
Dados de contato (e-mail/telefone)
direcaopos@unigran.br . Fone: (67) 3411-4291


Avaliação da Aprendizagem

Área: Educação
Carga horária: 40h
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Alunos dos cursos de graduação dos cursos de licenciatura, pessoas que tenham interesse na temática.

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem;
Avaliação diagnóstica; avaliação mediadora; avaliação formativa; avaliação reguladora;
Critérios da Avaliação Conceito de Qualidade na Educação;
Contextualização da avaliação da aprendizagem na atualidade;
Conceitos e funções da avaliação.

Objetivos
Propiciar a construção de conhecimentos e habilidades necessárias à elaboração e aplicação de propostas educacionais inovadoras em avaliação, que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e para a elaboração e análise das políticas públicas na área de Educação.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao final do curso o aluno será capaz de analisar as práticas da avaliação escolar para fortalecer o senso crítico sobre a avaliação no processo de ensino aprendizagem.

Competências Desenvolvidas
- Capacidade de contextualizar o conceito de qualidade no processo de gestão educacional.
- Identificar estratégias que contribuam para criar uma cultura da avaliação nas instituições educacionais.
- Construir uma visão da avaliação integrada à instituição escolar como um todo.

Critérios de Aproveitamento
O Curso Avaliação da Aprendizagem poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos de pedagogia, letras, artes visuais, educação física e ciências biológicas, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Nome: Rosilene Moreira
E-mail: direcaopos@unigran.br

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
E-mail: direcaopos@unigran.br
Fone: (67) 3411-4291


Mídias Sociais Educacionais

Área: Todas as áreas
Carga horária: 40h
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Alunos dos cursos de graduação, pessoas que tenham interesse na temática.

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
- Mídias Sociais Educacionais
- Atividades educacionais colaborativas na Web
- Utilização de serviços de e-mail para compartilhamento de informações educacionais;
- Ferramentas de armazenamento de arquivo (google drive, dropbox)
- Disseminação de informações educacionais nas mídias sociais (rede social, microblog)

Objetivos
Preparar os alunos para utilizar as mídias sociais , disponíveis gratuitamente na internet, para compartilhamento de informações e conteúdos educacionais.

Requisitos de Acesso
Conhecer princípios básicos de navegação na Web.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao término do curso poderá manipular as mídias sociais educacionais propostas com facilidade e agilidade tornando o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico para o aluno.

Competências Desenvolvidas
Conhecer as mídias sociais educacionais disponíveis.
Identificar as potenciais mídias sociais educacionais que podem ser utilizadas em sala de aula, conforme o conteúdo estudado.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Mídias Educacionais Sociais poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de educação e cursos afins.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Regiane Marcon: regiane@unigran.br

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
E-mail: direcaopos@unigran.br
Fone: (67) 3411-4291


A Arte de Contar Histórias

Carga horária: 40 h
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Estudantes e profissionais de pedagogia, psicopedagogia, letras, psicólogos infantis, psicólogos da educação, professores, e demais interessados na área da educação.

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
Fundamentos da contação de histórias
A literatura infantil - origem
A importância das histórias infantis para o desenvolvimento da criança.
Contos de Fadas e o Universo Infantil
Características de um bom livro infantil para crianças
Contação de histórias e interação social: um pouco de Vigotksy.
Estudo da história infantil
Pequenos contos, grandes histórias.

Objetivos
Conhecer a arte de contar histórias, uma arte que preserva e transmite os valores culturais de uma comunidade.
Analisar a contação de histórias como fator de grande importância no desenvolvimento infantil, pois além de ser um ato de carinho por parte do adulto, é um reconhecimento de que a criança pode aprender muito com as histórias, fábulas e contos de fadas, de modo lúdico e imaginativo, sobre o mundo que a espera.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao concluir o curso espera-se que o aluno seja capaz de entender a importância da arte de contar histórias e ao mesmo tempo ser capaz de desenvolver essa arte junto aos seus alunos.

Competências Desenvolvidas
Reconhecer as características de um bom contador de histórias;
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a viabilização da Arte de Contar histórias.

Critérios de Aproveitamento
O Curso A arte de Contar Histórias poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área da educação , após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Profª Me Lilia Nantes
Profª Me Rosilene Moreira

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
E-mail: direcaopos@unigran.br
Fone: (67) 3411-4291


Estatística/Bioestatística no TCC

Área: Todas as áreas
Carga horária: 40 horas
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Acadêmicos em fase de pré-projeto ou análise final dos dados.

Modalidade: Á Distância

Conteúdo
Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.
Noções de população, amostra e amostragem.
Instrumentos de coleta e testes estatísticos.
Levantamento e análise dos dados.

Objetivos
Levantamento e análise de dados estatísticos no TCC.

Perfil Profissional de Conclusão
Ter habilidade e competência para finalizar seu projeto de pesquisa no que se refere à estatística.

Competências Desenvolvidas
Identificar tipo de pesquisa.
Identificar população, amostra e amostragem.
Escolher o melhor instrumento de pesquisa.
Verificar o levantamento de dados.
Verificar a análise de dados.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Estatística/Bioestatística no TCC poderá ser aceito como atividade complementar em quaisquer cursos que tenham TCC, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Solange Tieko Sakaguti

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
E-mail: direcaopos@unigran.br
Fone: (67) 3411-4291


Genética

Área: Ciências da saúde
Carga horária: 40h
Público - alvo: Acadêmicos da área de saúde
Modalidade: Á Distância
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
Base da informação genética
O Papel dos ácidos nucléicos na manifestação genética
Conceitos e Fundamentos mendelianos
Interações gênicas

Objetivos
Discutir os princípios da genética, assim como seus conceitos básicos e relações com às áreas da saúde.

Perfil Profissional de Conclusão
Que o indivíduo possa ter o conhecimento dos fundamentos sobre à base da informação Genética.

Competências Desenvolvidas
Que indivíduo consiga realizar leitura e interpretações de eventos genética, a partir dos conceitos fundamentais da área, e estes permitam desenvolver raciocínio lógico sobre os fenômenos ocorridos.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Genética poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área Ciências Biológicas e da Saúde, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Perla Loureiro de Almeida Monteiro

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Rosilene Moreira
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br


Histologia

Área: Ciências da saúde
Carga horária: 40 h
Público - alvo: Acadêmicos e profissionais da área de saúde humana
Modalidade: Á Distância
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
Introdução ao estudo da histologia.
Tecidos do corpo humano
Órgãos e sistemas sob o ponto de vista microscópico e funcional.

Objetivos
O objetivo deste curso é apresentar de forma resumida a microconstituição dos órgãos do corpo humano, fazer uma apresentação geral e sucinta dos tecidos que compõem o organismo facilitando o entendimento dos padrões de normalidade para proporcionar uma visão mais ampla do processo saúde-doenças e seu tratamento.

Requisitos de Acesso
Estar cursando ou já ter cursado a disciplina de histologia básica.

Perfil Profissional de Conclusão
Reconhecimento dos tecidos do organismo para conhecer sua função, localização e características.

Competências Desenvolvidas
Competência para reconhecer, através das funções e características, os tecidos presentes na constituição do corpo humano.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Histologia poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de Fisioterapia, Nutrição, Ciências biológicas, Tecnologia em radiologia, Odontologia, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Profª Me. Erica Kobayashi Urio

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Rosilene Moreira
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br


Química Básica

Área: Química
Carga Horária: 40 horas
Público-Alvo: Acadêmicos de curso superior que tenham disciplinas de Química em sua estrutura curricular
Modalidade: À Distância
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
1. Matéria: propriedades e classificação.
2. Estrutura atômica e propriedades periódicas.
3. Ligações químicas e interações intermoleculares.
4. Estequiometria

Objetivos
Relembrar os fundamentos básicos de química vistos no ensino médio.
Proporcionar ampliação dos conhecimentos em química para auxiliar no desempenho do estudante em disciplinas que envolvam os fundamentos de química.

Perfil Profissional de Conclusão
Não é possível estabelecer um perfil profissional, pois o curso contemplará somente conceitos básicos relacionados à química.

Competências Desenvolvidas
Ao fim do curso, espera-se que o estudante seja capaz de compreender tanto os conceitos qualitativos quanto quantitativos abordados durante o curso.
Adicionalmente, espera-se que o estudante possa relacionar e aplicar tais conceitos às outras disciplinas que envolvam a química.

Critérios de Aproveitamento
O Curso Química Básica poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área Biomedicina e Farmácia após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Cristiane Yuriko Kawasoko

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Rosilene Moreira
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br


GESTÃO DE TRIBUTOS

Área: CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
Carga horária: 40 h/a
Público - alvo: Alunos, egressos, profissionais e interessados nas áreas contábeis e afins.
Modalidade: Á Distância
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
Aspectos tributários para as pessoas físicas e jurídicas;
Impostos incidentes sobre o faturamento das pessoas físicas e jurídicas;
Opções tributárias possíveis;
Planejamento tributário.

Objetivos
Proporcionar ao público a visão geral das formas de tributação existentes no Brasil, as formas de opção, possibilitando um planejamento tributário.

Perfil Profissional de Conclusão
O aluno, após participar do curso, estará preparado para organizar um planejamento tributário utilizando os diversos tipos de tributos em vigência para pessoas físicas ou jurídicas no Brasil.

Competências Desenvolvidas
Proporcionar ao usuário do curso livre uma visão sistêmica da tributação no Brasil; capacitar o participante a uma definição e conhecimento de planejamento tributário.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de GESTÃO DE TRIBUTOS poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de Ciências Administrativas e Contábeis, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Sérgio Almir Wachter

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Rosilene Moreira
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br | cursoslivres@unigran.br


A arte de Negociação e Vendas

Área: Gestão/Educação
Carga horária: 40 horas
Público - alvo: Acadêmicos de todas as graduações e comunidade em geral
Modalidade: Á Distância
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
Conhecendo o produto e o público a quem se destina;
Identificando as necessidades do meu cliente;
Etapas da negociação e efetivação da venda;
Estratégias para encantar e manter o seu cliente.

Objetivos
Desenvolver capacidade e habilidade no processo de negociação e venda de forma eficiente.

Perfil Profissional de Conclusão
Ao concluir o curso, o participante terá condições de utilizar as ferramentas apresentadas em busca de resultados positivos no que tange a negociação e venda, seja de produtos ou serviços das mais variadas áreas de atuação.

Competências Desenvolvidas
Refletir sobre o quanto se sabe do produto vendido e quem são os potenciais consumidores;
Desenvolver métodos para identificar as reais necessidades e desejos de cada cliente;
Compreender as etapas da negociação observando as fases mais importantes e estratégicas para se concretizar a venda.
Criar ações estratégicas para a manutenção e fidelização dos clientes.

Critérios de Aproveitamento
O Curso a Arte de Negociação e Vendas poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área administrativa ou qualquer outra área de formação que exija a habilidade em vendas e negociação, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Me. Fábio Mascarenhas Dutra

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Rosilene Moreira
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br | cursoslivres@unigran.br


INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO TEXTUAL

Área: Todas
Carga horária: 40 horas
Público - alvo: Interessados em aprimorar os conhecimentos acerca da compreensão e interpretação de textos.
Modalidade: Á Distância
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Conteúdo
práticas de leitura;
texto e contexto: modos de ler;
interpretação e compreensão de textos: conceitos teóricos;
interpretação e compreensão de textos: discussão de exercícios.

Objetivos
Conduzir o aluno a reconhecer as diferentes práticas de leitura;
Abordar aspectos teóricos acerca da interpretação e compreensão textual;
Promover momentos práticos que direcionem o aluno à solidificação do conhecimento.

Perfil Profissional de Conclusão
O aluno, após participar do curso, estará preparado a ler um texto e interpretá-lo nos diferentes níveis; conseguirá responder questões de interpretação e compreensão de textos, inclusive, de múltipla escolha, com facilidade maior; conseguirá otimizar e gerenciar o tempo, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos, fundamentais para leitura, compreensão e interpretação de qualidade.

Competências Desenvolvidas
práticas de leitura;
facilitação em interpretar e compreender textos;
associação das discussões abordadas com a resolução de questões de interpretação e compreensão de textos.

Critérios de Aproveitamento
O Curso INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS: DISCUSSÕES TEÓRICO-PRÁTICAS poderá ser aceito como atividade complementar em todos os cursos após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Me. Maisa Barbosa da Silva Cordeiro.

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Rosilene Moreira
Telefone: (67) 3411-4291
E-mail: direcaopos@unigran.br | cursoslivres@unigran.br


LIBRAS BÁSICO

Área: Ciências Humanas e Sociais
Carga horária:
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo: Alunos de todos os cursos da graduação e demais interessados no tema.

Modalidade: A Distância

Objetivos
Adquirir maiores conhecimentos sobre a surdez e sobre a Libras - Língua Brasileira de Sinais para que profissionais de todas as áreas possam proporcionar ao surdo o seu pleno desenvolvimento de independência e cidadania como qualquer outro Brasileiro, diminuindo a distância existente entre surdos e ouvintes.

Perfil Profissional de Conclusão
O aluno conhecerá os aspectos legais e o funcionamento da LIBRAS.
O aluno saberá trabalhar e superar os desafios de conhecer, utilizar e se comunicar utilizando a LIBRAS.

Organização Curricular
O que é Libras:
Parâmetros primários.
Primeiros sinais: alfabeto, números.
Cumprimentos básicos, dias da semana, meses e anos.
Adjetivos e substantivos.
Antônimos, pronomes, verbos.

Competências Desenvolvidas
Conhecer o conceito e o significado da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
Entender os parâmetros de funcionamento da Língua Brasileira de Sinais.
Aplicar o método da Língua Brasileira de Sinais nas suas atividades pessoais e profissionais.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de LIBRAS BÁSICO poderá ser aceito como atividade complementar nos em todos os cursos da graduação, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
CLAUDINEYA ALVES DE OLIVEIRA

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
E-mail: direcaopos@unigran.br
Telefone: (67) 3411-4291

Cooperativismo Agropecuário

Área:Ciências Agrárias e Humanas
Carga horária:40
Período do curso: 01/07/2016 a 31/07/2016.
Duração: 30 dias

Público - alvo:Alunos dos Cursos de Tecnologia em Agronegócio, Administração de Agronegócio, Agronomia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Produção Agrícola.

Modalidade: A Distância

Objetivos
Apresentar a origem e funcionamento do cooperativismo agropecuário no Brasil.
Conhecer os modelos de gestão das cooperativas agropecuárias brasileiras.
Conhecer o relacionamento dos cooperados com as cooperativas.
Conhecer as vantagens das cooperativas agropecuárias brasileiras.

Perfil Profissional de Conclusão
O aluno conhecerá a origem e funcionamento das cooperativas agropecuárias brasileiras e saberá orientar os produtores na escolha do cooperativismo frente ao mercado acirrado do agronegócio no Brasil.
O aluno saberá trabalhar e superar os desafios impostos pelo mercado do agronegócio quando fortalecer o cooperativismo.

Organização Curricular
Origem e princípios do Cooperativismo
Empresa cooperativa, gestão e governança
Agronegócio cooperativo
Cooperativas agropecuárias e casos de sucesso

Competências Desenvolvidas
Conhecer a origem do cooperativismo agropecuário no Brasil.
Entender o mecanismo de gestão e funcionamento do cooperativismo agropecuário brasileiro.
Estudar as diferentes cooperativas agropecuárias no Brasil e exemplos internacionais.
Entender a atuação e método de trabalho das cooperativas agropecuárias.

Critérios de Aproveitamento
O Curso de Cooperativismo Agropecuário poderá ser aceito como atividade complementar nos cursos da área de Ciências Agrárias e Humanas, após a análise da certificação pela coordenação do respectivo curso de graduação.
Observação: Este curso não servirá para eliminação de disciplinas ou conteúdos da graduação.

Critérios de Avaliação
Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, 75% de aproveitamento nas atividades do curso.
Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso disponíveis na plataforma de aprendizagem.

Professores Responsáveis
Adriana Zeponi Peruzzi

Certificados
Os alunos que concluírem com êxito todas as atividades propostas receberão certificado de conclusão de curso.
O certificado poderá ser impresso na plataforma virtual na mesma página onde o aluno efetuou a sua inscrição para o curso.

Coordenador
Nome: Rosilene Moreira
E-mail: direcaopos@unigran.br
Telefone: (67) 3411-4291