CURSOS


ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO LITERÁRIO.

OBJETIVO(S):

Capacitar os profissionais a partir de uma abordagem teórico-metodológica, para atuarem em situações concretas de alfabetização, de modo a propiciar discussões acerca do processo de alfabetização, permeados pelo letramento e letramento literário.

PÚBLICO ALVO:

Graduados em Pedagogia, Letras, Artes (Cênicas e Visuais), Biblioteconomia, Psicologia e áreas afins.

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Alfabetização: fundamentos
  • Práticas sociais de leitura e de escrita
  • Políticas públicas e a construção do leitor
  • Letramento: o que é isso?
  • Alfabetização e Letramento
  • Dificuldade de Aprendizagem
  • Literatura Infantil e Juvenil
  • Letramento Literário: possibilidades de leitura
  • Gêneros orais e escritos
  • Alfabetização de de Jovens e Adultos
  • Metodologia Científica
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 390h

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

OBJETIVO(S):

O objetivo deste curso é a ressignificação da atuação deste profissional de coordenação pedagógica , que articula todo o trabalho pedagógico no interior das instituições escolares. O coordenador pedagógico é um agente de mediação e transformação da escola e como tal exerce um papel fundamental na equipe de gestão da educação escolar.

PÚBLICO ALVO:

O curso destina-se aos Coordenadores Pedagógicos e\ou profissionais que exercem a função equivalente e/ ou desejem integrar a equipe gestora das instituições de educação, contribuindo para a organização do trabalho da coordenação pedagógica e subsidiando o trabalho do professor pedagogo.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Planejamento da prática pedagógica
  • Política e legislação da educação
  • Fundamentos da coordenação pedagógica: o papel do pedagogo e do currículo
  • Educação especial inclusiva: aspectos legais
  • Metodologia da pesquisa
  • Organização pedagógica de escola
  • Trabalho de conclusão de curso

Carga horária: 400h

EDUCAÇÃO INFANTIL: COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E GESTÃO

OBJETIVO(S):

Propiciar formação e aprimoramento para os profissionais que atuam na educação infantil, com crianças da educação especial e desenvolver habilidades em gestão da educação infantil seja, em instituições públicas, ou privadas.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • História da Infância e da Educação
  • Políticas Públicas da Educação Infantil e Educação Inclusiva
  • Metodologia de Pesquisa em Educação
  • Currículo e Cultura na Educação Infantil e a Educação Inclusiva
  • O Papel do Gestor na Educação Infantil
  • Cotidiano e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
  • Aprendizagem e Mediação na Educação Infantil para Crianças da Educação Especial
  • Brinquedos Adaptações Necessárias Crianças da Educação Especial
  • Estimulação Essencial na Educação Infantil
  • Brinquedos e Brincadeiras no Cotidiano da Educação Infantil
  • Espaços, Tempos e Gestão no Contexto da Educação Infantil
  • Música e Musicalização na Educação Infantil
  • Artes na Educação Infantil
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 400h

GESTÃO AMBIENTAL

OBJETIVO(S):

Habilitar e qualificar profissionais para trabalhar na elaboração e no gerenciamento de programas de educação ambiental. Oferecer assessoria técnica a instituições públicas e privadas na solução de problemas ambientais. Atuar em consultoria ambiental, bem como utilizar a educação ambiental como ferramenta de gestão ambiental.

PÚBLICO ALVO:

Graduados em Ciências Biológicas, Pedagogia, Geografia, Direito, Engenharia, Administração e afins.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Introdução à Gestão Ambiental
  • Avaliação de Impacto Ambiental
  • Metodologia Científica
  • Educação Ambiental
  • Gestão de Resíduos Industriais
  • Biologia da Conservação
  • Manejo de Fauna e Flora
  • Manejo de Recursos Hídricos
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 390h

GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

OBJETIVO(S):

Aperfeiçoar profissionais para a construção e desenvolvimento de propostas sustentáveis no âmbito das diversas políticas sociais. Discutir a Gestão Social contemporânea e os desafios a serem enfrentados no processo de construção da gestão de projetos sociais. Compreender sob a perspectiva ética, política e metodológica, os elementos constituintes e constitutivos da gestão social contemporânea bem como analisar e construir processos de gestão social nos campos de trabalho do serviço social.

PÚBLICO ALVO:

Gestores das políticas sociais; assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, Advogados, outros profissionais que atuam na gestão de políticas sociais governamentais e ou organizações sociais não governamentais e aqueles que almejam ingressar nessa área.

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Introdução ao Terceiro Setor
  • Metodologia da Pesquisa
  • Os Desafios Contemporâneos dos Processos de Gestão
  • Pesquisa Social
  • Ética, cidadania e Responsabilidade Social e Construção de Redes de Cooperação.
  • Elaboração de Planos, Programas e Projetos Sociais.
  • Direito e Legislação Aplicada ao Terceiro Setor
  • Gestão de Parceria e Captação de Recursos
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Carga horária: 390h

GESTÃO EDUCACIONAL

OBJETIVO(S):

Preparar profissionais para atuar como gestores em instituições educacionais com capacidade de gerir com eficiência e eficácia os processos educacionais, potencializando a capacidade administrativa, participativa e democrática de diretores, supervisores, coordenadores e orientadores pedagógicos para a construção de uma política educacional inovadora, comprometida com o aumento dos padrões de qualidade da gestão, do ensino e da aprendizagem.

PÚBLICO ALVO:

Este curso destina-se a graduados que necessitem ou que tenham interesse em aprimorarem-se para a gestão de instituições educacionais públicas ou privadas, portadores de diploma de curso de licenciatura, pedagogia e áreas afins ou àqueles já habilitados que pretendem investir no seu desenvolvimento profissional ou que tenham interesse em atuar na área da gestão escolar.

Observação: O candidato deve verificar a exigência do sistema estadual de ensino, de seu respectivo estado, em relação a atuação na gestão escolar

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Organização, gestão e cultura organizacional.
  • Planejamento estratégico
  • Políticas e Legislação educacionais
  • Gestão democrática e o Trabalho do Gestor
  • Planejamento Educacional e Proposta Pedagógica
  • Currículo: planejamento e organização
  • Gestão da Educacional em Novas Tecnologias
  • Gestão financeira e financiamento da educação
  • Gestão de processos administrativos
  • Gestão de pessoas e conflitos na escola
  • Metodologia da Pesquisa Educacional
  • Gestão, acompanhamento e os processos avaliativos
  • Educação, Inclusão e Diversidade.

Carga horária: 390h.

GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA

OBJETIVO(S):

Qualificar profissionais que atuam como formadores e indutores de processos de mudanças em seus espaços de trabalho mediante a adoção de novos conceitos e práticas aplicadas à saúde pública.

PÚBLICO ALVO:

Portadores de diploma de curso superior em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Áreas afins.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador
  • Saúde Materno-Infantil
  • Metodologia da Pesquisa
  • Programas Ministeriais e Estratégias: Saúde da Família
  • Saúde Comunitária e Cidadania
  • Epidemiologia
  • Planejamento Estratégico e Gestão de Serviços em Sistemas de Saúde
  • Educação Permanente e Estratégias de Promoção de Saúde
  • Ética e Legislação Aplicada à Saúde Pública
  • Sistemas de Informação em Saúde
  • Políticas Públicas e os Sistemas de Saúde no Brasil
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 390h

GESTÃO EMPREENDEDORA DE NEGÓCIOS

OBJETIVO(S):

Capacitar e desenvolver habilidades empreendedoras e conhecimentos de técnicas e ferramentas em gestão de negócios que permitam o gerenciamento de um empreendimento ou a criação de uma empresa. O curso envolve os temas mais modernos da Administração Empresarial, com enfoque em Empreendedorismo, de forma a propiciar um maior nível profissional e melhores condições para a competição no mercado de trabalho.

PÚBLICO ALVO:

Graduados de todas as áreas de formação acadêmica (empresários, diretores, gerentes e gestores de organizações públicas e privadas).

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Empreendedorismo
  • Gestão Orçamentária e Financeira
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Metodologia da Pesquisa
  • Estatística
  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Processo Decisório e Sistema de Informações
  • TCC

Carga horária: 390h

MBA COMUNICAÇÃO E MARKETING

OBJETIVO(S):

Curso enfatiza o desenvolvimento de estratégias de comunicação para empresas, organizações e instituições públicas, além da elaboração de planos e ações em um contexto mercadológico globalizado e competitivo, buscando aprofundar a compreensão dos conceitos de marketing, composto do produto, preço, comunicação, vendas e distribuição. O estudo do ambiente sócio-econômico, das mega-tendências, das tendências locais e a identificação dos riscos e das possibilidades para o negócio são outros objetivos do curso, fundamentados em análises quantitativas e qualitativas do mercado, no comportamento de compra do consumidor e nas ações de concorrência, visando à determinação de objetivos e estratégias realistas de atuação no composto mercadológico.

PÚBLICO ALVO:

Portadores de diploma de curo superior nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Administração, Contabilidade, Economia e Profissionais de áreas afins, com interesse no setor de Comunicação e Marketing.

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Fundamentos de Marketing e Gestão de Produtos
  • Comunicação Integrada e Planejamento Estratégico
  • Segmentação de Mercado e Comportamento do Consumidor
  • Comunicação Organizacional
  • Pesquisa de Marketing
  • Comunicação Mercadológica
  • Marketing de Serviço e Relacionamento
  • Marketing em Agronegócios
  • Marketing Político e Eleitoral
  • Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Comunicação.
  • Pesquisa em Comunicação
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Carga horária: 390h

MBA CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA

OBJETIVO(S):

Oferecer conhecimentos avançados na área de contabilidade gerencial e controladoria, contemplando as mais recentes ferramentas de gestão de informação existentes, propiciando aos profissionais das áreas econômica, contábil e financeira, conhecimentos técnicos para a tomada de decisão, planejamento financeiro, tributário e controle interno da empresa.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais da área contábil, envolvidos nos processos decisórios das organizações, bem como outros profissionais, que necessitem aprofundar seus conhecimentos em controladoria e contabilidade gerencial para fazer frente aos novos desafios impostos, visando melhorar o gerenciamento organizacional.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Processo Decisório e Sistemas de Informações
  • Metodologia da Pesquisa
  • Gestão de Marketing e Qualidade
  • Contabilidade e Análise de Custos
  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Contabilidade Gerencial e Controladoria
  • Auditoria - Gestão de Riscos
  • Contabilidade Tributária
  • Análise e Planejamento de Projetos de Investimentos
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 390h

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM RECURSOS HUMANOS

OBJETIVO(S):

Capacitar profissionais para atuarem como gestores/analistas de RH, a fim de que possam gerir eficazmente os recursos disponíveis, atuando estrategicamente para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade em Gestão de Pessoas.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais graduados nas mais diferentes áreas, bacharéis em administração e direito, executivos e profissionais liberais, que atuem ou que pretendem atuar no setor de recursos humanos.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Tecnologia da Informação
  • Marketing Empresarial
  • Estratégia de Empresas
  • Recrutamento e Seleção
  • Plano de Cargos e Salários
  • Gestão de Projetos
  • Metodologia da Pesquisa Aplicada à Administração
  • Matemática Financeira
  • Modelo de Gestão e Clima Organizacional
  • Finanças Empresariais
  • Direito do Trabalho
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 400h

MBA GESTÃO DE PROJETOS

OBJETIVO(S):

Desenvolver Pós-Graduados em MBA Gestão de Projetos com capacidade de criar, gerir e/ou operacionalizar com eficiência e eficácia os processos de gestão de projetos e analisar soluções empresariais, identificando oportunidades para criar, desenvolver novas estruturas de trabalho ou empreendimentos, gerando valor para a organização em que trabalha ou para seu próprio negócio e a sociedade.

PÚBLICO ALVO:

Graduados em qualquer área que estão em busca de conhecimento na área de gerenciamento de projetos e que exerçam ou estão em processo de preparação para exercer cargos de liderança voltados a gestão de projetos, em qualquer área de negócios na qual o trabalho seja ou possa ser organizado por projetos, como por exemplo: o desenvolvimento de software, a implantação de projetos de tecnologia da informação, projetos de capacitação de recursos financeiros e o desenvolvimento de produtos.

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Introdução ao Gerenciamento de Projetos
  • Planejamento do gerenciamento do escopo
  • Gerenciamento do tempo e dos custos
  • Gerenciamento Estratégico de Projetos
  • Gerenciamento de Comunicação e Pessoas em Projetos
  • Gerenciamento da qualidade e das aquisições
  • Ferramentas de Computacionais aplicados Gestão de Projetos
  • Gestão de Contratos e aquisições
  • Metodologia da pesquisa
  • Noções de Estatística voltada ao Gerenciamento Estratégico de Projetos
  • Integração, execução, controle e encerramento de Projetos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 390h

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

OBJETIVO(S):

Especializar docentes e profissionais de outras áreas, para o magistério superior, bem como professores universitários que já exerçam a profissão, mas que buscam atualização e aperfeiçoamento, procurando atender uma demanda de mercado sempre em ascensão.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais graduados nas mais diferentes áreas, bacharéis e licenciados, executivos, empresários e profissionais liberais, que atuem ou que pretendam atuar no magistério superior.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • História da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Estatística Aplicada à Educação
  • Iniciação à Pesquisa Educacional
  • Metodologia do Ensino Superior
  • Didática
  • Política e Legislação do Ensino Superior
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 390

METODOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETIVO(S):

Oferecer aos educadores do ensino fundamental um marco teórico para a prática docente no ensino fundamental, considerando os contextos sociais, políticos econômicos e culturais capazes de provocar uma reflexão sobre a identidade profissional do docente e capazes de oportunizar a construção de práticas pedagógicas significativas na formação docente.

PÚBLICO ALVO:

Graduados em curso superior de licenciatura.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Didática e contextualização da prática docente.
  • Metodologia da pesquisa
  • Políticas públicas para o ensino fundamental
  • Projetos pedagógicos para as séries iniciais
  • Projetos pedagógicos para as séries finais
  • Fundamentos da educação inclusiva.
  • Tecnologias educacionais para o ensino fundamental
  • Avaliação do processo de aprendizagem.
  • Trabalho de conclusão de curso.

Carga horária: 400h

PSICOPEDAGOGIA

OBJETIVO(S):

Fornecer subsídios teórico-práticos para desenvolver competências e habilidades constitutivas da base de formação do Psicopedagogo, possibilitando a compreensão ampla e consistente do fenômeno institucional, pedagógico e psicológico.

PÚBLICO ALVO:

Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais e Graduados de nível superior nas áreas de Educação e Saúde.

ESTRUTURA CURRICULAR:

  • Fundamentos Teóricos e Contextualização da Psicopedagogia
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Dificuldades de Aprendizagem - Iniciação à Pesquisa Educacional
  • Aspectos Neurológicos da Aprendizagem
  • O Jogo como Instrumento Psicopedagógico
  • Análise e Interpretação do Desenho
  • Diagnóstico Psicopedagógico Clínico
  • Psicopedagogia Institucional
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Carga horária: 390h

TEOLOGIA

OBJETIVO(S):

O objetivo do curso de Teologia é oportunizar as pessoas interessadas conhecimento teórico-prático, procurando levar os alunos à reflexão teológica sobre as relações e a práxis da comunidade cristã em meio aos desafios do mundo atual, de modo a contribuir para o diálogo entre as religiões e para qualificar educadores da fé para que assumam a sua responsabilidade social e eclesial nos diferentes contextos.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais graduados nas mais diferentes áreas, interessadas em adquirir noções fundamentais da teologia, professores de ensino religioso, agentes de pastoral, catequistas e demais pessoas interessadas.

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Diálogo interreligioso.
  • Teologia Pública I
  • Ética e bioética
  • Teologia bíblica do AT
  • Teologia bíblica do NT
  • Direito eclesiástico
  • Metodologia da pesquisa da científica
  • Teologia Pública II
  • Capelania pastoral
  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Carga horária: 390h